O Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra rejeitou a proposta de alteração do cortejo da Queima das Fitas 2023 para terça feira, dia 23 de maio.
Em comunicado, o Dux Veteranorum, Matias Correia, sublinha que “a responsabilidade dos constrangimentos que serão causados pela grande afluência de pessoas, não pode (…) ser colocada sobre o evento que já está consuetudinariamente estabelecido na cidade de Coimbra em virtude dum outro evento” alheio à identidade cultural da cidade.
A decisão foi tomada em sede de reunião do Magno Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra, que teve lugar a 16 de fevereiro, e foi tomada “por larga maioria”, embora sem serem revelados números concretos.
A proposta de alteração do cortejo da Queima das Fitas 2023 de domingo, dia 21, para terça foi apresentada pela Câmara Municipal de Coimbra com vista a diminuir o fluxo de pessoas à cidade, e os respetivos constrangimentos, devido ao concerto da banda britânica Coldplay, que atua no Estádio Cidade de Coimbra nos dias 17, 18, 20 e 21 de maio de 2023.
Por Diogo Teles Mateus